quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

TPM - Tensão Pré Menstrual





Sensação que o mundo vai acabar antes da menstruação...

É isto que a maioria das mulheres que tem TPM sente.
Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres.
No entanto apenas 8% das mulheres tem sintomas muito intensos.









Sintomas da TPM:

Depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos;
ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;

fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;

diminuição do interesse pelas atividades habituais;
sensação de dificuldade de concentração;

cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
acentuada alteração do apetite;
distúrbios do sono;

sensação de estar fora do próprio controle;
inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
dor de cabeça;

dores musculares;
ganho de peso ou sensação de inchaço;



εϊз No entanto para ser considerada doença, e portanto sujeita a tratamento, é importante que estes sintomas de fato interfiram nas atividades habituais da mulher e que os mesmos ocorram na fase pré menstrual e não em todo o ciclo.

Se você sofre de TPM, daquelas q vc ñ consegue nem levantar da cama, a receita é ir em um ginecologista. Não Esqueça, Exames PREVENTIVO e de MAMA uma vez por ano, no mínimo.
Não relaxe com a Saúde...Sem ela ñ somos nada!





6 Belezzinhas Comentaram:

Ali disse...

Bem vinda ao mundo dos blogueiros!!

realmente precisamos de dicas de beleza!


qual uma dica pra cuidar da unhas pra que elas não quebrem com facilidade;?


eu estou trsitinha pois um unha minha quebrou...tive que cortar todas!


besos

5 de fevereiro de 2009 18:02
Lidi disse...

Oie, Legal a matéria! O Blog vai ser mto util...Poderia postar sobre alimentos que emagreceem? Dietas? Essas COISAS?

Beijos

5 de fevereiro de 2009 19:07
Taty Vieira disse...

TpM!
Eu sofro com ela sempre.
Tento até contornar os sintomas de ansiedade e irritação.Mas é difícil.

26 de novembro de 2009 12:58
Katia Ponto Cruz disse...

Eu tenho vários sintomas desde que fui proibida de tomar anticoncepcional.
Mas chorar não estou conseguindo, nem quando quebrei o meu dedo.
Beijos.

26 de novembro de 2009 16:32
Jamis disse...

Eu tinha uma cólica danada, mas depois que comecei a tomar o anticoncepcional, não tenho mais!

29 de novembro de 2009 11:42
VAN disse...

Muito Legal. Parece que estou me vendo nos sintomas. hehehehe Beijos

6 de dezembro de 2009 21:17