sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Aproveite o CICLO MESTRUAL



Aproveite as fases do ciclo menstrual

Libido nas alturas, bom humor, potencial para queimar gordura... Todos esses sintomas fazem parte do seu ciclo. Saiba como tirar proveito!


Ciclo virtuoso

Você já está cansada de saber (e sentir) que cólicas, retenção de líquido, oscilações de humor são efeitos colaterais típicos da montanha-russa hormonal que dura em média 28 dias. O que ainda não sabe é que há uma luz no fim do túnel desse cenário assustador: os hormônios também trazem grandes benefícios - coisas em que você nem cogita quando está deitada no sofá agarrada a uma bolsa térmica quente e a uma caixa de bombons.

A libido superaquecida, por exemplo, está presente nesse calendário. Sendo assim, nada de achar estranho querer tirar a roupa toda vez que seu namorado estiver por perto. Outros efeitos colaterais positivos são mais difíceis de detectar, mas dividimos o mês em pequenas fases para você saber onde e quando encontrá-los.


A menstruação - 1º ao 5º Dia

Efeito colateral - Orgasmos intensos

Seu ciclo começa no primeiro dia do fluxo. Os níveis dos hormônios estrógeno e testosterona saem do ponto baixo da semana anterior à menstruação e melhoram seu humor. Se por um lado a dor pélvica pode ser desconfortável, por outro a oxitocina, substância que provoca a cólica, também deixa você mais apaixonada.


Ironicamente, a semana no vermelho vale como horário nobre para o sexo. Em uma pesquisa recente, 20% das mulheres relataram aumento na libido, mas uma em cada cinco não queria transar. Se você fizer parte desse time, saiba que não precisa abrir mão da intimidade. Seja criativa nas preliminares sem penetração - o fluxo sanguíneo extra nos genitais melhora a intensidade do clímax. E o orgasmo ajuda a aliviar a cólica.

Se não quiser sujar os lençóis, proponha um banho a dois ou marque um encontro no motel.


A pré-ovulação - 6º ao 13º dia

Efeito colateral - Segurança

A menstruação acabou e os níveis de estrógeno e de testosterona começam a subir. Isso deixa algumas mulheres extrovertidas, otimistas e confiantes. Agora é a hora de dar aquele telefonema de trabalho que você vem adiando ou de convidar o gato para um drinque.

E o sexo nesse período? Esperamos que seus vizinhos sejam compreensíveis, porque a transa pode ser incrível! Um estudo inglês descobriu que a parte do cérebro que antecipa o orgasmo fica mais ativada pouco antes da ovulação.
Isso significa que você vai querer mais sexo e se divertir muito. Uma das teorias é que a mãe natureza quer que você encontre um parceiro para amar quando a fertilidade estiver no auge.

Use o período para favorecer seu relacionamento sexual. Tarefa nada chata, hein?

Meio do ciclo - 14º ao 17º dia

Efeito colateral - Libido em alta

Se já estava achando a fase anterior muito animada, saiba que é agora que a festa vai começar: você acabou de entrar no auge do prazer do seu ciclo - a ovulação. Embora nem toda mulher libere o ovo exatamente no 14º dia, é nesse ponto que a maioria atinge oficialmente o melhor momento para engravidar - e se divertir muito na tentativa.

Níveis altos de estrógeno podem deixar você mais energética, enquanto a quantidade extra de testosterona faz a libido subir às alturas. Sua mente também a leva instintivamente a querer fazer sexo quanto antes e a se vestir com looks mais atraentes aos olhos masculinos.

O ciclo também tem influência sobre quem você escolhe para ir para a cama. Um estudo mostrou que as mulheres são atraídas pelos homens viris durante a ovulação porque subconscientemente querem passar os genes mais fortes e poderosos aos filhos.

Mas não podemos creditar a postura da mulher apenas ao efeito dos hormônios.A mulher é mais sensível e mais inteligente que isso. Ela precisa do toque, da palavra e do carinho e do parceiro.

Pré-TPM - 18º ao 23º dia

Efeito colateral - Queima de gordura


Após a ovulação, os níveis de estrógeno e testosterona caem, abrindo caminho para a progesterona. Como esse hormônio tem uma ação depressora, muitas mulheres dizem sentir sonolência, insegurança e falta de atenção nessa fase.

É comum também apresentar inchaço, retenção de líquidos e dores de cabeça. Calma, não precisa ficar tensa - ainda há boas notícias. Embora a produção de estrógeno diminua, ele ainda está presente no organismo e, com a progesterona, ajuda o corpo a exterminar mais gordura durante a atividade física.

Nesses dias ocorre uma série de mudanças que provocam um aumento do metabolismo e, consequentemente, maior queima de gordura. E tem mais: quando a progesterona atinge o pico, sua pele fica com aspecto mais jovem e saudável - dá até para pular a base na hora de se maquiar.


TPM ataca - 24º ao 28º dia

Efeito colateral - Relaxamento


Agora é o momento de você se mimar muuuito. Beber uma taça de vinho (não a garrafa inteira, pois ficará alta mais rapidamente, já que seu fígado está ocupado processando hormônios), tomar um banho longo ou fazer uma deliciosa sessão de massagem são boas opções de relaxamento. Sim, trate de ser indulgente, pois nesses dias é comum a TPM mostrar as garras.

Vale mencionar, ainda, que durante o período você vai sentir mais fome, sim. Toda aquela alta de progesterona afeta o nível de açúcar no sangue, fazendo-a devorar o que estiver ao seu alcance. Para resgatar a alegria dos outros dias, invista em refeições ricas em proteína, que são boas fontes de triptofano, que aumenta a sensação de prazer.
Outra opção comprovadamente eficaz contra os males desse período é praticar algum tipo de exercício. Assim, você libera substâncias como a endorfina, que proporciona bem-estar e no fim do dia dorme melhor, descansa mais e passa por essa fase de forma mais leve e serena. Lembre-se: um novo ciclo recomeçará em breve.

---

É Chato mestruação? ÉEE DEMAIS, mais

é uma situação que nós mulheres vamos passar (ou passamos) por muito tempo, então devemos sempre tirar proveito de tudo, até desse momento chato!!! Afinal existe os 2 lados da moeda neh?


16 Belezzinhas Comentaram:

Ray Cosméticos disse...

Oiii td bem? Queria te convidar pra entrar no site da Sintaliga e ver a matéria de novembro. É sobre mim e meus produtos!!! http://www.sintaliga.com.br/dicas-para-mulheres_mulheres-com-m-maiusculo_105_texto
Um bj e bom final de semana! Silmara.

31 de outubro de 2009 00:11
Lidia disse...

Amiga, interessante o post!! hehehe...

Bom fim de semana! x)
Beijooo!

31 de outubro de 2009 01:57
Sonia disse...

Ahhh...que isso?
Não sei o que é isso desde os 40 anos!(Risos)
Eu era fã do OB!
Economia total també em OB todos os meses.
Ahhhhhhhh...!!! kkkkkk
Mas devem curtir bastante todos os desconfortos porque na menopausa vão mudar só de desconfortos.
Ahhhhhhh...coitadinhas das mulheres!!!kkkkkkk
Bjsss...

31 de outubro de 2009 02:13
Carol Monteiro disse...

Que ótimo tudo isso, eu odeio de morte menstruar, é o pior período do mês pra mim, mas vendo por esse lado que vc colocou ai, nem é tão ruim assim...hehehe
adorei..bjoo

31 de outubro de 2009 09:44
Camila disse...

Você é uma safada! XD

Não adianta, nada no mundo vai me convencer que esse troço faz bem. Odeio e por mim nunca teria... ¬¬

E não vou ficar falando sobre minhas fases em público porque eu sou tímida. =x

31 de outubro de 2009 11:56
Samantha C. A. de Almeida disse...

Gata indiquei um questionário pra vc!
Passa lá no blog!!
Bjs...

31 de outubro de 2009 19:46
Garotas do Blog disse...

ooooooooooooooooooooooooooooodeio! mais muiiito bom o post! tira varias duvidas :D

Bjo flor!

L.

31 de outubro de 2009 20:12
Lílian santana disse...

Oieee! adoreiii o post !muito interessante.
bjússs

1 de novembro de 2009 12:32
Aline Prado disse...

bem util esse post rs :)
nossa eu fico tao insuportavel na TPM que nem eu me aguento. rs
:* bruh

1 de novembro de 2009 21:08
Garotas do Blog disse...

suumida nada to sempre passando por aqui! ja tinha até coments meu aki! vc que ta sumida

bjoosomenao

L.

2 de novembro de 2009 20:57
Mi disse...

Bruh querida!Tava sumida mesmo essa semana!Rsrs
Nem te visitei essa semana.
=[
Rsrs
Comigo tá tudo ótimo Bruh!Nossa eu fico tão chata que nem eu me aguento!Ninguém merece Tmp!
Super Bjo!

3 de novembro de 2009 20:12
***Calcinha Fru-Fru*** disse...

Simplesmente AMEI a matéria, e me analizando "sutilmente" no momento, não é que é verdade mesmo!! Adorei!!

Querida, sumi, mas já estou de volta, na correria, mas dando um jeito!!

Sobre as crianças desaparecidas, Deus, morro com isso... tenho um filhote aqui, que não sei o que faria!


Beijinhosssssssssss

4 de novembro de 2009 12:41
Katia Ponto Cruz disse...

Tem meses neste período que eu não que nada com nada, mas tem meses que é duro aguentar o fogo.
Brigada pela matéria, fiquei sabendo de mais coisas neste assunto.
Beijos.
Kátia.

25 de novembro de 2009 11:41
Jamis disse...

Post bem informativo, gostei =D

25 de novembro de 2009 11:58
Taty Vieira disse...

Realmente o periodo mestrual é desagradável e nenhuma mulher se sente bem.Mas depois de ler esse post eu até vi que a gente pode contonar os sintomas desagradáveis.

25 de novembro de 2009 14:31
VAN disse...

Olá:

A menstruação é um saco. Mas, como não tem saída vamos aproveitar as dicas. Beijos

6 de dezembro de 2009 21:36